O prefeito de Vicência, Guiga Nunes encaminhou nesta terça-feira (20), dois projetos de lei para o benefício dos professores da rede municipal de ensino. O primeiro reajusta de forma linear, o salário dos educadores de acordo com o piso salarial da categoria, em 6,81%. Já o segundo projeto, prever uma premiação de até 100% no salário dos docentes, dependendo do desempenho do município na avaliação do Ideb.

Segundo o projeto de lei, o reajuste do piso salarial será dado para todos os professores, ativos ou aposentados, da rede municipal. Apesar de ser lei, mais da metade dos Estados e Municípios brasileiros não pagam o piso salarial aos professores, segundo levantamento feito pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) em 2016.

Além do piso, os professores também poderão receber uma premiação pelo desempenho do município, de acordo com a nota do Ideb 2017. Caso o município mantenha a avalição anterior, os educadores receberão 50%, e a cada 0,1 a mais na nota, será acrescentado 10% na premiação. Podendo chegar a 100% do salário. O valor será pago em até 60 dias, após a divulgação da avaliação.

Os dois projetos de lei serão apresentados na reunião desta terça-feira (20), e deverão passar por duas votações nas próximas sessões.