Na manhã desta terça-feira (30), a Prefeitura de Vicência, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, realizou uma reunião com os diretores e coordenadores das unidades escolares do município. O objetivo do encontro foi definir mudanças no quadro de gestores e pontos importantes para o início do ano letivo de 2018, a fim de melhorar o desempenho da educação e a integração entre aluno e professor. Além destes pontos, foi apresentado pela equipe da secretaria, o quadro evolutivo da educação em 2017, no que diz respeito ao aumento de matrículas e número de alunos nas escolas, assim como, o índice de aprovação dos estudantes.

Os dados apresentaram um avanço significativo em relação aos anos anteriores, porém, não significa que a dinâmica do ensino e a relação entre mestres e estudantes estejam em total sintonia. Ainda há muito a fazer para que o índice de reprovação e a evasão das salas de aulas atinjam números mínimos.

Tendo em vista estas considerações, a Secretaria de Educação irá implantar o Sistema Educágil, um software inovador que viabiliza a unificação das informações da rede pública de ensino e a secretaria municipal. Desta forma, o Portal Web possibilitará um controle ágil e em tempo real no gerenciamento das informações dos alunos, na integração e na realização das rotinas educacionais como: matrículas, transferências, notas, faltas, materiais de estudo e, também, o controle do transporte escolar. O sistema passará por instalação e treinamento e dentro do prazo de três meses, aproximadamente, já estará em pleno funcionamento na rede municipal de ensino.

Outra novidade é que a partir do início do ano letivo, o transporte escolar passará por constante fiscalização, a fim de verificar rotas, horários e comportamento de condutores e estudantes. Assim como, melhorar o fluxo do transporte público escolar.