Alegria, emoção, lágrimas e um grande espetáculo de ritmos, cores, figurinos e som, marcaram a 3ª etapa eliminatória da 9ª edição da Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras, que aconteceu neste sábado (30), na cidade de Vicência.

Aproximadamente 30 bandas de escolas públicas da Zona da Mata e Agreste, se apresentaram. Cada uma deu seu show especial e encantou a todos que assistiam o evento, deixando para os jurados, uma tarefa bastante difícil.

O município de Vicência não teve bandas competindo, porém, a corporação da Escola Estadual Dr. Joaquim Correia, Ceru, fez as honras da casa abrindo a etapa do município. Já a banda de veteranos, formada em 2017 e regida pelo maestro, Olávio Batera, encerrou as competições com uma bela apresentação.

De acordo com o representante da ABANFARE (Associação de Bandas Fanfarras e Regente de Pernambuco), Valdenício Costa, as etapas são feitas por regiões e dividas em grupos A e B para facilitar o processo de avaliação das equipes julgadoras, que avaliam os participantes em questões musicais e apresentação do corpo coreográfico. Segundo Costa, em Vicência, 28 grupos tentaram a classificação para a semifinal do concurso que acontecerá no mês de outubro na cidade do Recife, de onde cerca de 100 participantes seguirão para a grande final.

A realização de uma competição como esta é muito importante para a valorização da cultura musical que é desenvolvida nas escolas do município. As bandas exigem muito esforço, dedicação e disciplina dos participantes. Por isso, a Prefeitura de Vicência acolheu o evento de braços abertos, como reforço ao incentivo que dá aos jovens que buscam se inserir no meio musical, ou simplesmente, praticar uma atividade diferente das realizadas em sala de aula. Pois, o apoio dado a essas práticas é fundamental para o afastando de crianças e adolescentes das ruas, das drogas e de outros caminhos nada prósperos.

O prefeito Guiga Nunes esteve presente durante todas as apresentações, assim como, a secretária de educação e esportes, Eliane Silveira e os vereadores: professor Sandrão e Gerson Neinho.

O evento foi realizado pelo Governo do Estado com o apoio da Prefeitura de Vicência e da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.